quarta-feira, junho 16

As intermitências da vida

Eu simplesmente adoro discussões inteligentes. Adoro, adoro, adoro. No outro dia falou-se em Fernando Pessoa e na sua magnífica obra, falou-se em Saramago e na sua irónica e explícita obra e eu fiquei de facto surpreendido com o que cada um dos intervenientes da discussão sabia sobre cada um dos tópicos. Para além disso, deu-me imensa vontade de ir ler Saramago.

Agora que penso nisso, em termos literários não sou assim tão culto quanto isso. Gostaria de ser mais. O livro mais sério que li até hoje foi, possivelmente... Ok, nunca li um livro assim tão sério quanto isso. Está na altura de crescer no Universo Literário e começar a compor a biblioteca que no futuro terei em minha casa.

"Ode Triunfal - Álvaro de Campos" 

À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos

Ó rodas, ó engrenagem,
r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical -
Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força -
Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro -
Porque o presente é todo o passado e o futuro
E há Platão e Virgílio dentro das máquinas e das luzes eléctricas
Só porque houve outrora e foram humanos Virgílio e Platão
E pedaços do Alexandre Magno do século talvez cinquenta,
Átomos que hão de ir ter febre para o cérebro de Ésquilo do século cem,
Andam por estas correias de transmissão e por estes êmbolos e por estes volantes,
Rugindo, rangendo, ciciando, estrugindo, ferreando,
Fazendo-me um excesso de carícias ao corpo numa só carícia à alma.

Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Porder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo!

Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto,

Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento

A todos os perfumes de óleos e calores e carvões
Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!
Fraternidade com todas as dinâmicas!
Promíscua fúria de ser parte-agente
Do rodar férreo e cosmopolita
Dos comboios estrênuos.
Da faina transportadora-de-carga dos navios.
Do giro lúbrico e lento dos guindastes,
Do tumulto disciplinado das fábricas,
E do quase-silêncio ciciante e monótono das correias de transmissão!


Como é óbvio, não coloquei aqui o poema na sua íntegra, pois ninguém teria paciência para o ler todo, apesar da sua magnífica grandiosidade e capacidade de transmissão de emoção. Fernando Pessoa era um génio, sem sombra de dúvida.

 Hoje é grande, acabando, finalmente, com música (e mantendo o nível do post):




Outro génio na sua arte.

"Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor." - William Shakespeare.

D.


13 comentários:

  1. Não poderias ter escolhido melhor. Esta é a epoca que mais gosto em termos de musica classica, altura dos grandes génios do barroco, como bach e vivaldi, e depois temos o bethoven, que me custa a catalogar.

    Bem, mas deixa-me avançar uns 100 anos... Eu gosto muito do piano e do periodo do romantismo (1800`s) , se calhar já conheces, caso contrário, aconselho-te a ouvir os nocturnes dele (especialmente o 9).
    Gostei muito do post (adoro o poema que escolheste, é dos meus preferidos, lê o lisbon calling do alvaro campos)

    ResponderEliminar
  2. esqueci-me de te dizer que eram os nocturnes do chopin xD

    ResponderEliminar
  3. fdç ya, mecanicamente nao tem acento. buuurro

    ResponderEliminar
  4. "Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor."
    É bonito pensar assim, mas não concordo.

    ResponderEliminar
  5. Não é melhor quando sem esforço nenhum alguém te ama? Ou seja, não é melhor quando alguém te ama por aquilo que realmente és, não estando essa pessoa influenciada pela forma como lutas por ela, tendo nós "fingido" certos aspectos da nossa personalidade para a cativar?

    ResponderEliminar
  6. o meu sonho musical é saber tocar o segundo movimento da música :D

    ResponderEliminar
  7. Adoro o post amor!! Acrescentas te uma cor nova e fresca à casa. Belo post, sim senhor!! Tenho de admitir que não gosto dos autores. O Saramago é indescritivel de tão mau, e o Álvaro de Campos suja-se nas calças com impressoras da Canon (embora eu ame a energia que emana do poema);pessoalmente diria Ricardo Reis. Amei a passagem de Zakk Wilde para Bethoven, e em relação à literatura aconselho-te Kundera ou Whitman.

    ResponderEliminar
  8. Eu odeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiioooooo esse poema. A serio. Nem gosto muito do Alvaro de Campos, so mesmo o lisbon revisited de que já falaram, tava no nosso livro de pt e o prof nao falou dele :(

    ResponderEliminar
  9. concordo. Fernando pessoa era sem duvida um genio. ate porque so um genio seria capaz de criar tantos hetronimos, cada um com uma personalidade distinta.
    pessoalmente gosto mais da poesia do proprio ortonimo e do heteronimo alberto caeiro (o mestre)

    ResponderEliminar
  10. "O menino de sua mãe" do ortónimo.
    Não sei porque me cativou tanto o poema, mal sabia ler e ainda nem sabia quem era fernando pessoa (devo ter uma pancada qualquer por homens da guerra xD).

    Em relação ao resto do post, não concordo, odeio discussões inteligentes. Principalmente a toda a hora. Soam-me sempre tão forçadas.
    A música, sinceramente também não gosto muito. Mas tenho uma boa razão, os meus vizinhos de cima gostam de tocá-la aos sábados de manhã lool
    *

    ResponderEliminar
  11. Eu sempre gostei muito de Fernando Pessoa, assim como de Saramago ^^ Mas o que eu queria mesmo dizer é que adoro as escolhas musicais, não só neste post, mas também em todos os outros.

    Metal Rules \m/

    ResponderEliminar
  12. Ah... Alvaro de Campos e Ludwig van Beethoven. Conversas inteligentes ftw. Depois dessa situação tenho andado à procura da "Mensagem" de Fernando Pessoa porque fiquei com vontade de foltar a ler alguns textos, mas desta sem ser em contexto escolar e tentar interpretar toda aquela obra genial

    ResponderEliminar
  13. Como não sei se és daqueles que vai ler as respostas aos comentários o melhor é também responder aqui xD

    O meu namorado foi ao Rock In Rio, mas eu fiquei por casa a ver a transmissão pela Sic Radical. Confesso que tive um bocado de medo de ir porque... Já suspeitava que ia haver alguns pit circle e se eu já tenho medo quando fazem as moches ao pé de mim (credo!!!!!) nem quero imaginar se começassem a fazer tal coisa à minha frente. Gosto muito de metal, mas pleeeeeease não me mandem para uma moche que eu de lá não saiu consciente com toda a certeza ^^ Mas pronto... Agora vou ficar à espera que Rammstein voltem cá porque fiquei MUITO, mas MESMO MUITO arrependida de ter perdido esse concerto. Rammstein *.*

    ResponderEliminar